Ortodontia
Nós podemos mudar a sua vida através do seu sorriso.
O que é ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Nesses casos, os tratamentos ortodônticos são recomendados para alterar lentamente o posicionamento dos dentes para ficarem mais retos e alinhados. A ortodontia também pode ser usada para fins estéticos se a pessoa desejar ter um sorriso melhor.
Quais são os benefícios da Ortodontia?
A ortodontia é importante porque dentes desalinhados ou mal posicionados podem levar a um maior risco de cárie dentária, gengivite e também prejudicam a sua aparência.
A ortodontia é um método de tratamento eficaz que pode ser usado para:
• Fechar espaços entre os dentes;
• Certificar-se de que seus dentes e mandíbula estejam alinhados corretamente;
• Endireitar os dentes tortos;
• Melhorar a função oral (como comer ou falar);
• Reparar mordidas impróprias.
Como você sabe se precisa de um plano de tratamento ortodôntico?
Os dentistas podem dizer se um paciente precisa de trabalho ortodôntico observando seu histórico dentário, tirando um modelo de gesso de seus dentes e/ou tirando raios-X de seus dentes.
Um tratamento ortodôntico normalmente começa com uma consulta durante a qual o ortodontista avaliará os dentes do paciente e discutirá os potenciais benefícios ou melhorias que podem ser esperados de um tratamento ortodôntico, bem como como eles podem ser alcançados. Se o paciente decidir avançar com o tratamento, o dentista fará radiografias de toda a boca do paciente. As imagens adquiridas serão então usadas como guia durante o processo de adaptação.
Durante todo o tratamento, os pacientes são fortemente aconselhados a usar seus aparelhos de acordo com as instruções do dentista. O uso incorreto de aparelhos provavelmente resultará em um tratamento malsucedido. Eles também serão solicitados a voltar à clínica do dentista a cada três a seis semanas para ajustar seus aparelhos.
Além disso, eles receberão instruções sobre como manter seus aparelhos limpos para evitar o acúmulo de placa e esmalte e cárie dentária, que podem ocorrer durante o processo real de tratamento, ou seja, quando o paciente ainda está usando o aparelho.
Embora um tratamento ortodôntico bem-sucedido facilite a limpeza dos dentes, ele não garante contra a cárie dentária, por isso ainda é importante que o paciente pratique uma higiene bucal adequada.
Os tipos de tratamento ortodôntico geralmente consistem em uma ferramenta ortodôntica que pode endireitar suavemente os dentes. Exemplos de ferramentas ortodônticas são aparelhos ortodônticos, alinhadores, retentores ou equipamento de cabeça.
Essas ferramentas requerem cuidados e manutenção para produzir resultados adequados. Seu ortodontista lhe dará instruções específicas junto com seu tratamento para que você obtenha os melhores resultados.
Como saber se preciso de um ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Tipos de aparelhos ortodônticos:
Alinhadores transparentes – Os alinhadores transparentes, também conhecidos como “aparelhos invisíveis”, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente, pois são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.
Dessa forma, eles se encaixam com perfeição na boca e, por isso, seu uso é praticamente, imperceptível. Ainda, esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, uma vez que a troca dos alinhadores — que são responsáveis pela movimentação dos dentes — é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do dentista.
Além disso, os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Por isso, são recomendados para aqueles que são mais disciplinados quanto ao uso.
O aparelho invisível é bastante confortável, o que faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os demais. É válido saber que ele é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário.
Aparelho fixo metálico – Trata-se do tipo mais comum de aparelho, caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas — que podem ser transparentes ou coloridas —, que tanto incomodam alguns pacientes.
Aparelho fixo estético – Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longas distâncias.
Ainda, são um dos mais conhecidos quando o assunto é aparelho ortodôntico, uma vez que, no aspecto estético, têm uma boa apresentação. Além disso, já existem modelos mais discretos, que fazem o uso de bráquetes metálicos quase imperceptíveis. Tudo isso ajuda muito na hora de manter o tratamento e fazer com que o paciente tenha uma adesão plena.
Aparelho autoligado – O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.
Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Além disso, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento bem mais rápido. O melhor de tudo é que há a versão de aparelho autoligado estético, de porcelana e safira!
Aprimorando seu sorriso – Valer-se de um tratamento de ortodontia é algo necessário que vai muito além da questão estética. De fato, é o tipo de tratamento que nos ajuda a ter uma dentição muito mais funcional e traz impactos positivos para a saúde bucal e até mesmo para a saúde como um todo.
Se você precisa de ajuda com relação a ortodontia, não pode deixar de conhecer a Harmoni Odontologia. Entre em contato e solicite um orçamento! Os telefones para contato são (44) 3225-1121 e (44) 99709-8317 (Whatsapp).
Clique aqui e veja mais tratamento!
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:
Porque escolher a Harmoni Odontologia?
Veja alguns dos diferenciais da Clínica Harmoni Odontologia.
Acessibilidade para Cadeirantes
Nossa
Estrutura
TV nos
consultórios
Câmera
Intraoral
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Clínica Harmoni o seu melhor sorriso!
Tratamentos
Conheça alguns de nossos tratamentos.